Vencemos o Facebook e o WhatsApp!!

{{ user.first_name|capfirst|default:"Friend" }},

Quando soubemos que o WhatsApp estava forçando seus 2 bilhões de usuários a aceitarem uma nova política de uso completamente abusiva ou teriam suas contas deletadas: o movimento SumOfUs se uniu e venceu! 

O WhatsApp, empresa do Grupo Facebook, havia anunciado que a partir de 15 de Fevereiro 2021, usuárixs no mundo inteiro seriam obrigados a aceitar a nova política abusiva do WhatsApp ou perderiam acesso ao aplicativo! Seria obrigatório aceitar a coleta e compartilhamento de dados com o grupo Facebook -- apenas a União Europeia se safou dessa.

Mas há poucos meses no Brasil havia entrado em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, similar à lei de dados da União Europeia. Mas enquanto a UE estava gozando de seus plenos direitos, o Brasil e o resto do mundo, não!

Sendo o segundo maior mercado do Grupo Facebook, o Brasil seria um dos países mais impactados, e a população mais vulnerável, altamente dependente do aplicativo para trabalho e comunicação, seria a maior prejudicada. Tudo o que acontecesse no país repercutiria globalmente: aí que entramos em ação. 

A luta foi colossal — Veja abaixo um resumo de nossas ações e vitórias que repercutiram em maior proteção de cidadãxs no mundo inteiro:

Graças à parceria entre IDEC e SumOfUs, as autoridades brasileiras tomaram ações sem precedentes, e causaram um efeito cascata no mundo todo, em especial na América Latina -- forçando o Facebook e o WhatsApp a voltarem atrás e desistirem de obrigar os mais de 2 bilhões de usuários a aceitarem a política abusiva e ilegal do aplicativo. Sem a SumOfUs, talvez nada disso tivesse acontecido. Axs membrxs do movimento: se orgulhem muito. Essa é uma vitória histórica contra uma das empresas mais poderosas do mundo! Continuaremos a luta sabendo que, de fato, quando unidxs, podemos vencer as batalhas mais difíceis pela proteção dos direitos dxs cidadãxs no mundo inteiro."

Diogo Moyses - Coordenador Direitos Digitais e Telecom no IDEC, organização parceira

 

Um Apelo Global de mais de 200 mil pessoas!

Mais de 200 mil pessoas no mundo inteiro assinaram nossa petição exigindo o fim dessa coerção absurda, e exigiu que usuárixs mantivessem suas contas caso não aceitassem a política abusiva.

petição 

Fizemos denúncias contra o Facebook e o WhatsApp: e vencemos!

Depois de semanas de procura e diversos escritórios negarem o trabalho por medo de retaliação do Facebook: nós finalmente conseguimos comissionar um parecer jurídico a uma advogada especialista em proteção de dados e privacidade, onde apontou as diversas leis que a nova política violava!

A SumOfUs então iniciou denúncias administrativas contra as empresas perante várias autoridades competentes, as quais nos responderam e agradeceram pessoalmente pelos nossos esforços e qualidade dos materiais!! 

 Fizemos parcerias incríveis e construímos um movimento global!

Imediatamente nos unimos ao Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), até então a única organização na luta contra o abuso das empresas no país, e juntos, construímos um movimento que uniu mais de 90 organizações da sociedade civil pela América Latina a se posicionarem publicamente contra a política:

 “Posicionamento 

Saímos nos principais jornais do país!

Por mais de 6 semanas seguidas nossa campanha foi destaque na imprensa nacional: colunas de opinião, entrevistas e análises em jornais de todos os espectros políticos, colocaram nossa campanha em destaque no debate público, ganhamos novxs aliadxs e aumentamos a pressão política.
“Matérias

As Autoridades nos ouviram!

Todos esses esforços culminaram na coordenação sem precedentes de autoridades federais e, pela primeira vez na história do país, elas exigiram a revogação da entrada em vigor da política no Brasil por 90 dias -- e a empresa foi obrigada a fazer isso globalmente!  

Matérias 

 Mas não paramos por aí…

Mas ainda não estávamos satisfeitos: era preciso que quem não aceitasse a política abusiva mantivesse o direito de continuar usando o aplicativo. Depois de outra rodada de ações administrativas, nós vencemos: no dia 28 de maio o WhatsApp finalmente anunciou que quem não aceitasse a nova política, poderia continuar usando o aplicativo, no mundo todo!

Matérias

Nada se alcança caminhando sozinhx. Ao longo do caminho nos inspiramos e nos unimos a guerreiras e guerreiros na Índia, EUA, Alemanha, e além. A ação de cada organização parceira, seja ela individual, coletiva, pública ou não, foi crucial para essa vitória. Não podemos jamais dizer que isso foi fruto apenas de uma organização: foi um esforço coletivo, internacional, construído passo-a-passo.

Foi graças a essa vitória que as maiores empresas do mundo, não só o Facebook, agora sabem que tudo há limites, até mesmo colocar o lucro acima de nossos direitos conquistados com tanto esforço. E que o povo unido, jamais será vencido.