O novo governo do Peru assassinou 40 manifestantes em um mês.
A nova presidente, Dina Boluarte, que recebe apoio de um vasto número de grupos da extrema-direita, incluindo o exército e a polícia peruana, declarou estado de emergência. Isso foi visto como permissão para agredir livremente manifestantes desarmados.
Inclua o seu nome nesse pedido de ajuda para o Peru antes que mais manifestantes morram por protestar.
Assine o SOS Peru e vamos exigir novas eleições agora!
A pressão internacional é a peça chave para que governos sejam responsabilizados por graves violações de direitos humanos. A presidente já se desculpou por estas mortes, mas disse que não renunciará. As pessoas no Peru estão pedindo para que essa violência acabe, que a presidente renuncie e convoque nova eleição. Podemos salvar vidas se aumentarmos a pressão sobre o governo peruano.
Muitos dizem que a imprensa e os oligopólios atacaram o primeiro presidente camponês do país, Pedro Castillo, desde o primeiro dia - e agora ele está na prisão.
Milhões de pessoas, especialmente provenientes das regiões mais pobres do país, e que apoiam Castillo, têm protestado há semanas. O índice de aprovação de Boluarte é de apenas 8% e muitos identificam o seu governo como uma ditadura militar. Por isso que o objetivo é convocar novas eleições imediatamente, para que o povo do Peru possa decidir e colocar os seus interesses acima dos poderosos.
O novo governo peruano vai dizer que ninguém deveria mexer com a "política local". Mas se nos unirmos para apoiar o povo peruano e divulgarmos as suas exigências, podemos contribuir para que a justiça seja feita.
#SOSPeru! Vamos nos unir ao povo do Peru e exigir novas eleições imediatamente!
A comunidade SumOfUs tem uma longa história de luta pela democracia ao redor do mundo e de denunciar os perigos da desinformação da extrema-direita. Perigos esses que nos levam a situações como as que o povo do Peru vem enfrentado, ou como os ataques que a democracia brasileira sofreu no começo do ano.
Mais informações
UOL. 19 janeiro 2023.
G1. 13 janeiro 2023.
BBC. 19 janeiro 2023.