A Ray-Ban se uniu ao Facebook para criar “óculos inteligentes”, com o nome de Ray-Ban Stories, que permitem tirar fotos e gravar outras pessoas sem autorização.
É a ferramenta que faltava para predadores, parece até um episódio de Black Mirror. E esses óculos problemáticos já estão à venda, e inclusive com celebridades como Kylie Jenner fazendo propaganda nas redes sociais.
Até agora, só estão disponíveis em alguns países, por isso, se fizermos barulho agora, podemos conseguir que a Luxottica - a empresa matriz do Ray-Ban - abandone completamente estes óculos perigosos.
Esse produto é similar a um óculos de sol comum e não oferece nenhuma indicação óbvia de que está filmando ou fotografando… e esse é o perigo! Possui uma luz branca, mas que não pode ser vista facilmente à luz do dia ou de longe. Grupos ativistas pediram às empresas que ao menos tornassem a luz de gravação vermelha, como outros dispositivos, mas foram ignorados.
Além de bizarros, esses óculos são um pesadelo para a nossa privacidade. Para usá-los, é necessário fornecer ao Facebook informações confidenciais, que a empresa provavelmente usará para lucrar e nos manipular ainda mais.
Nossa pressão está funcionando. O Facebook anunciou recentemente que está fazendo uma pausa nos planos para o Instagram para crianças - graças a grande campanha da qual a nossa comunidade fez parte. Mas a Luxottica raramente é o centro das atenções, e agora é a nossa chance de virar o jogo.
Vamos nos unir e exigir que a Luxottica encerre a parceria com o Facebook para nos livrarmos dessa tecnologia medonha e perigosa.
Mais informações
CNN Brasil. 11 setembro 2021.
Uol. 10 setembro 2021.