O PL 490/2007 vai abrir o coração da Amazônia para grandes obras e legalizar a expulsão de povos isolados de suas terras ancestrais. É um genocídio legalizado.
O PL está passando a toque de caixa pela bancada ruralista e será votado em plenário na Câmara a qualquer momento. Mas mesmos os políticos mais gananciosos se preocupam com sua imagem e pressão popular: aí que entramos.
Precisamos mostrar à bancada ruralista que somos CONTRA a destruição da Amazônia e dos povos indígenas -- nossa pressão é MUITO importante. Assine agora contra o PL do genocídio.
Entre os muitos absurdos do PL 490/2007, um dos piores é obrigar que povos isolados que nunca tiveram contato com cultura branca, apresentem provas que já habitavam suas terras antes da Constituição de 1988 -- ou serão expulsos de suas terras ancestrais!! Esse é mais um jogo macabro de cartas marcadas da bancada a favor das indústrias pecuária, madeireira e outras.
Guerreiros e guerreiras indígenas estão há dias protestando em Brasília e sendo recebidxs a tiros de borracha e gás lacrimogêneo, simplesmente por lutarem pelo seu direito de existir. Esse é o absurdo que chegamos.
A bancada ruralista quer apagar de vez a história dos povos originários da Amazônia e destruir áreas ambientais intocadas -- não podemos permitir isso. Assine agora e vamos criar um imenso apelo contra o PL do genocídio.
Mais informações
Carta Capital. 22 junho 2021.
Correio Brasiliense. 24 junho 2021.
El País. 2 julho 2021.