Enquanto você lê esta mensagem, uma fumaça densa está surgindo nas florestas no Brasil, Indonésia e Malásia, envenenando o ar e expulsando pessoas e animais de seus lares. Árvores altas e majestosas que abrigam orangotangos, bichos-preguiça e outras espécies raras estão sendo completamente destruídas por incêndios para dar lugar a imensas monoculturas de soja e óleo de palma.
Não era para ser assim. A Nestlé, Unilever, Mondelez, Procter & Gamble e outras corporações poderosas prometeram que, até 2020, deixariam de obter óleo de palma de produtorxs que destroem as florestas tropicais. Mas a ganância por lucros fáceis venceu - e agora, nossas florestas estão sofrendo as consequências.
Não podemos deixar estas empresas escaparem impunes. Precisamos aumentar a pressão nas suas diretorias até que cada grama de soja e cada gota de óleo de palma nos produtos que vendem sejam adquiridos com responsabilidade.
Cada nome nesta petição servirá como um lembrete para essas corporações de que promessas vazias não salvarão nossas florestas que já estão desaparecendo - é hora de uma ação efetiva.
Assine a petição urgente: diga à Nestlé e a outras multinacionais poderosas para pararem com os incêndios em nossas florestas tropicais!
Uma década já se passou desde que a Nestlé e as outras empresas do Fórum de Bens de Consumo (uma aliança corporativa de empresas que produzem alimentos e utensílios domésticos usados por milhões de pessoas diariamente) se comprometeram a acabar com o desmatamento em suas cadeias de abastecimento.
O momento da verdade chegou: estamos em 2020 e muitas corporações do Fórum, incluindo a Nestlé, admitiram que não cumprirão suas metas antidesmatamento. Do boi ao frango engordados com soja passando pelo óleo de palma em sorvetes e shampoos, muitos dos produtos que enchem nossas geladeiras e armários chegaram até nós graças ao desmatamento das florestas.
Enquanto isso, a temporada de incêndios de 2020 já está começando - e especialistas estão dizendo que os fogos deste ano na Amazônia podem ser piores do que o inferno que devastou um dos ecossistemas mais preciosos do nosso planeta no ano passado.
O tempo está passando! Exija que a Nestlé e as outras empresas tomem medidas urgentes para impedir que nossas florestas tropicais ardam em chamas.
Sem pressão pública suficiente, a Nestlé e as demais empresas que só pensam em lucro simplesmente continuarão fazendo promessas vazias enquanto dizimam nossas florestas. É por isso que nos juntamos a uma coalizão poderosa para difundir nossa mensagem - e estamos pedindo a você que se junte a nós, assim como quando milhares de pessoas como você pressionaram com sucesso a Pepsi para reformar radicalmente sua política de abastecimento de óleo de palma.
Juntxs, podemos apagar incêndios, manter os animais seguros e impedir que as corporações destruam nosso planeta e o nosso clima - só venceremos se agirmos rapidamente.
Exija que a Nestlé e demais empresas tomem medidas urgentes para impedir a queima de nossas florestas tropicais.
Mais informações
Quartz. 18 setembro 2019.
The Guardian. 17 julho 2020.