A produtora do Oreo, Mondelēz, tem o lema de “snacking made right” (em tradução livre, “lanche correto ”), garantindo usar apenas óleo de palma sustentável. Mas, na verdade, isso não passa de uma cortina de fumaça para cobrir uma cadeia de fornecedores complicada e sombria. Enquanto isso, a empresa sonha em se tornar a campeã de sustentabilidade e juntes, podemos fazer isso acontecer.
Embora a Mondelēz já tenha cortado laços com muitas das maiores produtoras de óleo de palma, ainda existem muitos produtores menores, que seguem queimando e destruindo ilegalmente florestas, e que estão ligados à sua cadeia de fornecedores. Uma gota de óleo de origem duvidosa no nosso biscoito é o suficiente para provar que a empresa não é tão sustentável como afirma.
A boa notícia é que, como líder do setor, a empresa já tem vontade de se tornar uma aliada do meio ambiente. Tudo que precisa é de uma grande pressão pública de uma comunidade como a nossa. E fica ainda melhor: se uma empresa líder em lanches como a Mondelēz tornar público a origem do seu óleo de palma e todas as outras matérias-primas, seus semelhantes irão seguir o exemplo. Nós estaríamos muito perto de ter lanches e doces livres de destruição ambiental!
O nosso pedido enquanto consumidores, acionistas, trabalhadores e investidores, pesa enormemente nas decisões das empresas.
Diga para a Mondelēz: Faça um correto de verdade.
Mais informações
Mondelēz diz que rastreará 80% das compras de óleo de palma a partir do 1º tri de 2021
Valor. 4 setembro 2021.
Valor. 4 setembro 2021.
Óleo de palma: Mondelez pede mais sustentabilidade e rompe com 12 fornecedores
Istoé Dinheiro. 12 novembro 2018.
Istoé Dinheiro. 12 novembro 2018.