24 de Outubro de 2022
Já parou para pensar que na semana que vem, quando você abrir a próxima edição desta newsletter, nós já saberemos quem comandará o país pelos próximos quatro anos? Pois é, este longo mês de outubro está chegando ao fim e, com ele, o processo eleitoral também se aproxima da reta final. Na próxima sexta-feira, teremos o último debate antes do segundo turno. Será após a novela Travessia, na TV Globo.
Até lá, seguimos firme na missão de trazer informação de qualidade para você. Vamos nessa?
Utilidade pública: hora de votar
O segundo turno ocorrerá no próximo domingo, 30/10, o horário da eleição será unificado novamente, como foi no primeiro turno: os locais de votação estarão abertos das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Mais informações para você eleitor:
- Você precisa apenas de um documento com foto para votar (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte…);
- Para saber sua seção e zona, baixe o e-título no seu celular ou leve seu título de eleitor;
- Quem não votou no primeiro turno, não só pode como deve votar no segundo. Isto é, caso você não tem nenhuma pendência com a justiça eleitoral;
- Você é obrigado a justificar a sua ausência na votação no prazo de 60 dias após o primeiro turno e, caso você se ausente no segundo turno, precisa apresentar duas justificativas.
E como você já sabe, não custa reforçar: as urnas eletrônicas são confiáveis, auditadas por organizações independentes e não há registros de fraudes desde que este tipo de urna começou a ser utilizada em 1996. Aliás, a Justiça Eleitoral mantém o aplicativo Pardal para receber denúncias de irregularidades e crimes no processo eleitoral. Basta baixar o aplicativo, juntar provas e submeter a sua denúncia.
Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução que amplia os poderes do tribunal para agilizar a resposta em casos de denúncias de desinformação. Dentre as mudanças está a autonomia do TSE em determinar a retirada de conteúdo fraudulento e a proibição de impulsionamento pago de publicações num período que vai de 48h antes e 24h após o fim do segundo turno.
Outra alteração importante diz respeito ao prazo para que as plataformas de redes sociais retirem do ar postagens desinformativas, o que deve ocorrer em até 1 hora nos dois dias que antecedem e nos três dias após o segundo turno. Especialistas acreditam que a resolução abre margem para o bloqueio temporário de redes sociais e aplicativos de mensagem durante o período eleitoral.
A resolução vem após um encontro entre o TSE e representantes das plataformas e de uma decisão da Justiça Eleitoral que mirou perfis nas redes que fazem parte do núcleo duro da propaganda bolsonarista. Para o TSE, a atuação das plataformas no combate à desinformação no segundo turno tem sido um desastre, uma vez que a demora na remoção de conteúdos falseados aumenta a sua distribuição e seu alcance.
Em reação ao TSE, apoiadores do presidente promoveram uma ação coordenada para falsear remoções de conteúdo que teriam sido determinadas pelo tribunal. A SumOfUs publicou recentemente dois relatórios que comprovam como a inação das plataformas é prejudicial para a democracia brasileira e como a Meta e Youtube estão lucrando com a desinformação.
A JovemPan, que foi atingida pelas decisões do TSE, alegou estar sofrendo censura e amplificou a narrativa que ganhou força nas redes na última semana. Um boato chegou a circular dizendo que um censor enviado pelo TSE teria aparecido em uma das transmissões do canal, o que não é verdade.
Rodada de checagens eleitorais
- TSE não obrigou pastor André Valadão a se retratar nas redes sociais
- Bolsonaro pagou R$ 358 mil ao YouTube por anúncios com desinformação no 2º turno
- Cinco mentiras que Bolsonaro conta desde 2018
- O que se sabe sobre o caso Celso Daniel
- Marcola citado por Lula em discurso é assessor do PT, não líder do PCC
- Argentina não revogou direito de herança, e a proposta não consta em plano de governo de Lula
- Bolsonaristas recém-eleitos ajustam estratégia para seguir desinformando nas redes sociais
- WhatsApp ganha mais um canal de checagem de fatos no Brasil
- No Flow, Lula infla legado do PT e distorce fala de Bolsonaro sobre mentiras na política
- Sabatina no SBT: Bolsonaro repete mentiras e culpa Congresso por orçamento secreto
- Bolsonaro mente ao dizer que PT propôs diminuir idade do estupro de vulnerável
Já que chegou até aqui, separe também um tempinho para assistir a série "Eleições e Democracia" promovida pela Folha de S.Paulo e ITSRio para discutir as relações entre tecnologia e democracia.
Muita informação? É hora de relaxar 😎
Quem tem gato em casa sabe que uma noite de sono sem interrupções é um luxo. Você está lá, no bem bom do sono, e aí…
Mais informações
Newsletter #10
SumOfUs. 17 outubro 2022.
SumOfUs. 17 outubro 2022.
Newsletter #09
SumOfUs. 10 outubro 2022.
SumOfUs. 10 outubro 2022.
Newsletter #08
SumOfUs. 4 outubro 2022.
SumOfUs. 4 outubro 2022.
Newsletter #07
SumOfUs. 26 setembro 2022.
SumOfUs. 26 setembro 2022.
Newsletter #06
SumOfUs. 19 setembro 2022.
SumOfUs. 19 setembro 2022.
Newsletter #05
SumOfUs. 12 setembro 2022.
SumOfUs. 12 setembro 2022.
Newsletter #04
SumOfUs. 5 setembro 2022.
SumOfUs. 5 setembro 2022.
Newsletter #03
SumOfUs. 30 agosto 2022.
SumOfUs. 30 agosto 2022.
Newsletter #02
SumOfUs. 22 agosto 2022.
SumOfUs. 22 agosto 2022.