12 de Setembro de 2022
Na última semana tivemos o tão aguardado feriado de 7 de setembro. As comemorações do bicentenário da Independência movimentaram protestos por todo o país e gerou uma onda de desinformação. Nesta edição, vamos trazer as checagens mais relevantes e começar a preparação para o Dia da Democracia, que será celebrado na próxima quinta-feira, 15.
O rescaldo de 7 de setembro
As manifestações em comemoração ao dia da Independência geraram expectativas antes mesmo das pessoas ocuparem as ruas. Nas redes sociais, a movimentação foi intensa nas semanas anteriores aos protestos. Um levantamento realizado pela SumOfUs mostrou que o Facebook lucrou (e muito) com anúncios com viés antidemocrático. Alguns até incitaram a violência e exibiram armas, o que é proibido de acordo com os termos de uso da plataforma.
Os protestos se espalharam pelo país e a desinformação tomou conta das redes em diferentes formas. Selecionamos alguma das principais checagens ligadas ao 7 de setembro:
- É falso que batalhão cantou música contra o PT em desfile do Sete de Setembro
- Vídeos antigos são atribuídos a atos de 7 de Setembro em 2022
- É falso que comandante avisou que Exército prenderá políticos e ministros no 7 de Setembro
- Áudio foi inserido em vídeo que mostra Bolsonaro e Michelle antes do Sete de Setembro
O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, esteve presente nas manifestações em Brasília e no Rio de Janeiro. O Aos Fatos checou o discurso de Bolsonaro na capital federal e encontrou pelo menos cinco declarações falsas ou distorcidas.
Para encerrar o rescaldo de 7 de setembro, Benedito Gonçalves, ministro do TSE, impediu que a chapa do presidente Jair Bolsonaro utilize as imagens dos eventos em Brasília e no Rio de Janeiro nas propagandas eleitorais.
Importante ficar de olho!
⚠️ As campanhas eleitorais estão a todo vapor e as propagandas dos candidatos acabam se apoiando em desinformação e/ou pequenas distorções dos fatos. O preço dos combustíveis, programas de proteção às mulheres vítimas de violência e Bolsa Família são alguns dos temas sobre os quais o Aos Fatos encontrou informações distorcidas ou falsas utilizadas pelos presidenciáveis.
🩺 Outro assunto que mobilizou as redes nas últimas semanas é a suspensão da lei que estabelece o piso salarial da enfermagem, em decisão proferida por Luís Roberto Barroso, do STF, no dia 4 de setembro. Peças desinformativas tentaram associar a Lula e a Bolsonaro a mesma declaração de que enfermeiros "só servem para servir sopa". A frase não foi dita por nenhum dos dois candidatos.
📲 O TSE lançou um assistente virtual no WhatsApp que auxilia os eleitores a encontrarem checagens sobre desinformação eleitoral e também buscar informações sobre o pleito. Segurança das urnas, biometria, local de votação e situação eleitoral: é possível consultar tudo isso por meio do chatbot desenvolvido em parceria com o WhatsApp.
🤖 Além do TSE, as iniciativas de checagem de fatos brasileiros também têm seus chatbots para combater a desinformação. Aqui você consegue ver todos os números. Salve nos seus contatos e compartilhe com parentes e amigos para proteger todo mundo contra as fake news. Pensando nesse auxílio virtual, a Fátima, a robô checadora do Aos Fatos, agora também está presente no Telegram.
🙏 Um dos temas centrais destas eleições é a disputa pelo voto de evangélicos. Neste artigo, Ana Carolina Evangelista, diretora-executiva do Instituto de Estudos da Religião, explica em sete pontos porque este eleitorado pode ser decisivo para escolher o próximo presidente e os parlamentares que vão decidir os rumos do país.
🙏 Um dos temas centrais destas eleições é a disputa pelo voto de evangélicos. Neste artigo, Ana Carolina Evangelista, diretora-executiva do Instituto de Estudos da Religião, explica em sete pontos porque este eleitorado pode ser decisivo para escolher o próximo presidente e os parlamentares que vão decidir os rumos do país.
Muita informação? É hora de relaxar 😎
Se você perdeu o melhor show do Rock in Rio, a gente te mostra aqui:
Não esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais para encontrar mais conteúdo e compartilhar com todo mundo - e se torne uma referência de notícias verdadeiras: Instagram, Facebook e Twitter. Compartilhe essa página com todo mundo :)
Agora é com você!
Em parceria com
Em parceria com
Mais informações
Newsletter #02
SumOfUs. 2 agosto 2022.
SumOfUs. 2 agosto 2022.
Newsletter #03
SumOfUs. 30 agosto 2022.
SumOfUs. 30 agosto 2022.
Newsletter #04
SumOfUs. 5 setembro 2022.
SumOfUs. 5 setembro 2022.